Encontre-nos no Google+ Diego Machado Rodrigues vive em nossos corações: Ato Contra a violência

sexta-feira, 18 de dezembro de 2009

Ato Contra a violência


Moradores protestam contra violência em Sapucaia do Sul



Cidade já registrou 51 homicídios este ano

O medo foi o companheiro dos moradores de Sapucaia do Sul este ano. Em 2009, a cidade registrou 51 homicídios. Polícia Civil e Brigada Militar são unânimes em declarar que o aumento da violência está ligado ao crescimento do consumo de drogas.

– A maioria dos homicídios está relacionada com a questão da droga – disse o subcomandante do 33º BPM, capitão Célio Vargas de Oliveira.

O titular das DPs da cidade, delegado Marcínio Tavares Neto, concorda:

– O viciado pratica furto nas vilas, não respeita ninguém. E eles resolvem tudo na bala.

Das 51 vítimas registradas até ontem, 32 morreram no local do crime. Em 2008, foram 28 execuções, e, em 2007, 15. Em 2009, a BM passou a adotar um novo critério na estatística. Este ano, foram contados também os casos em que a pessoa morre no hospital.

- Moradores farão protesto

A maioria das vítimas tem entre 21 e 30 anos. Segundo a BM, somente cinco não tinham antecedentes. Em 90% dos crimes, foram usadas armas de fogo.

A partir das 21h de hoje, moradores do município vão se reunir no Ginásio Kurashiki para pedir mais segurança. Lá estarão os pais de duas vítimas. Eduardo da Silva Rodrigues, 54 anos, teve o filho Diego assassinado em novembro. Alexandre Oliveira de Almeida, 38 anos, viu uma bala deixar paraplégico seu filho Diogo.

- Morte depois do futebol

É com a bandeira da paz que a família de Diego Machado Rodrigues, 33 anos, fará um protesto, às 21h de hoje, no Ginásio Kurashiki. Ele foi assassinado na saída de um jogo de futebol, ocorrido no local no dia 24 de novembro.

Diego, que era o goleiro do time, saiu da partida por volta das 22h e pegou sua moto, uma Twister, para retornar para casa. No caminho, na Vila Feliz, teria sido abordado por quatro homens em um SpaceFox prata. Testemunhas afirmaram ter ouvido seis tiros, visto a vítima agonizando e um carro saindo em alta velocidade. A moto foi levada pelos bandidos e encontrada dois dias depois na Avenida Isdralit.

- Pai quer punição dos criminosos

Casado desde os 17 anos, Diego trabalhava havia três meses em uma empresa terceirizada da Concepa, supervisionando a instalação de guard-rails na BR-116.

– Quero que esses bandidos que tiraram a vida do Diego sejam punidos – pediu o pai da vítima, o aposentado Eduardo da Silva Rodrigues, 54 anos.

Num primeiro momento, a polícia descarta a hipótese de latrocínio (roubo com morte).

- Baleado de graça

Sem motivo algum, Diogo Rodolfo de Almeida, 16 anos, foi baleado enquanto comia um lanche em um posto de gasolina, no Bairro São Jorge, por volta das 16h do dia 25 de novembro. O projétil dividiu-se em cinco partes, perfurou os dois pulmões e alojou-se na medula do adolescente, que ficou paraplégico, perdendo os movimentos do peito para baixo.

Diogo e o pai, o eletromecânico Alexandre Oliveira de Almeida, 38 anos, estavam indo prestar um serviço. Diogo trabalhava na autoelétrica do pai. Os dois pararam em um posto para comer e abastecer o carro.

O adolescente estava escorado no carro, comendo, quando teve início um tiroteio.

– Eu disse: “Filho, sai daí” – relatou Alexandre.

Não deu tempo. Um dos criminosos olhou para Diogo e falou: “Por que tu tá me encarando?”

E, em seguida, atirou no adolescente.

- Garoto sonha em fazer engenharia

O menino, skatista e que gostava de tocar guitarra, ficou internado dez dias no Hospital Getúlio Vargas e hoje é atendido pela família, em casa. Traumatizado, não raras vezes, acorda gritando. Alexandre precisou vender o carro para arcar com as despesas médicas do filho, que terminou o ensino fundamentar este ano e sonha em fazer engenharia elétrica.

– Sinto um buraco na alma – desabafou o eletromecânico.

- Atirador seria o mesmo

A 1ª DP investiga a hipótese de os dois crimes terem sido cometidos pela mesma pessoa, embora por motivos diferentes. Um jovem de 18 anos foi preso em flagrante, no dia 10 de dezembro, com um revólver calibre 38 furtado, em um pedágio de Campo Bom. Ele foi identificado pelo pai de uma das vitímas como autor do disparo.

Esta semana, o delegado Marcínio pretende pedir a prisão preventiva do jovem.



Fonte: http://www.clicrbs.com.br/especial/rs/diario-gaucho/19,222,2748737,Moradores-protestam-contra-violencia-em-Sapucaia-do-Sul.html

Nenhum comentário:

Postar um comentário

Related Posts Plugin for WordPress, Blogger...